Investir em lote ou loteamento é uma alternativa rentável ?

Investir em lote ou loteamento é uma alternativa rentável ?

A compra de um terreno sempre foi uma alternativa viável para quem não dispunha de muitos recursos, mas desejava ter uma casa própria. Hoje em dia, a facilidade de crédito tornou a compra da casa própria mais acessível, e a compra de lotes se tornou um investimento rentável. “É um excelente negócio, não há como perder dinheiro com a compra de terreno“, afirma o diretor da Vallor Urbano, Sérgio Pereira.

De acordo com o diretor, a lucratividade é certa e pode variar de acordo com o lugar. Segundo ele, há casos que o lucro pode ultrapassar 150%. “A valorização de um lote, historicamente, nunca é inferior a 30% em termos reais”, completa.

A localização, o padrão do loteamento, a infraestrutura dos arredores e o tipo de casa que será construída pode ser decisivo na valorização. Em alguns casos, o comprador pode recuperar o capital corrigido e ainda ganhar mais de três vezes o valor que aplicou. Para Pereira, a construção da casa é essencial para aumentar a lucratividade. “A margem de lucro pode ainda ser potencializada quando se agrega ao lote a construção de uma casa”, explica.

Lote ideal
No estado de São Paulo é possível encontrar lotes considerados populares por, em média, R$ 80 mil. Mas também existem diversas outras opções, que vão desde espaços comerciais a lotes em empreendimentos fechados.

Um dos principais pontos a ser observado na hora da compra é a integração desses bairros com a cidade pois garantem comodidade aos moradores, geração de renda e crescimento econômico para a região. “São raros os empreendimentos exclusivamente comerciais. Normalmente existem quadras comerciais em projetos de desenvolvimento de novos bairros para assegurar o desenvolvimento do local”, explica o diretor.

Veja quais cuidados tomar na hora de adquirir um lote:

  • Loteamento irregular: o consumidor deve ficar atento se são frações de terra, pois podem ser fruto de ocupações irregulares, o que caracteriza venda ilegal;
  • Registro: o futuro comprador deve exigir que o corretor mostre a matrícula do lote no Cartório de Registro de Imóveis, caso o terreno não tenha registro, é necessário fugir desse tipo de compra, mesmo que haja a promessa de regularização futura;
  • Legalidade: verificar na prefeitura se o empreendimento está com todas as licenças válidas;
  • Infraestrutura: se certificar se a empresa comercializadora da área oferece energia elétrica, esgoto, captação de águas fluviais, asfalto, guias e sarjetas, pois com essas garantias a chance de ser um empreendimento bem sucedido é maior;
  • Corretor: ter certeza de que o corretor possui registro no Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis).

 

Investir em lote ou loteamento é uma alternativa rentável ?
Avalie este Post

Não achou o que procura ?

Que tal receber super ofertas por e-mail

Cadastre-se e receba e-mails dos Futuros Lançamento com TABELA ZERO e feche o melhor negocio, pelo menor preço.

Inscrição realizada com sucesso !

Dor Crônica - Otorrino - Ginecologista - Neuropediatra

Santo André disputa último jogo treino

Cadastre-se

Receba Informações sobre os Novos Lançamentos.

Cadastre-se

Receba Informações sobre os Novos Lançamentos.

Hospedado e monitorado IT9 - ABCtudo Todos os direitos